segunda-feira, 11 de abril de 2016

[Resenha] As Aventuras de Jajá





Ficha Técnica:

Livro: As Aventuras de Jajá
Paginas: 91
Ano: 2016
Autora: Susana Schild
Ilustradora: Mika Takahashi
Editora: Rocco
Selo: Jovens Leitores



  Antes de começar a falar sobre o livro, preciso mencionar que sou dono de dois gatos, o Clark e o Kaleu, e nem preciso dizer que sou apaixonado por eles, né? Então, quando vi que a Rocco, iria lançar um livro com um protagonista felino, não pensei duas vezes antes de ler.

  No livro, conhecemos a historia da gatinha Jajá, que ao cair de um muro, foi parar na casa de Luiza, que a adotou, e cuidou muito bem dela, ou melhor, no começo não foi esse “mar de rosas”.

  Luísa, já tinha uma gata em casa, que era a Nina, muito antipática por sinal, mas isso não vem ao caso agora, visto que o pai dela, não queria mais um gato em casa. E assim não adiantou nem a Luísa, chorar, espernear, que ele não aceitou a gatinha.

  Sendo assim, Jajá, foi parar na casa de uma das amigas de Luísa, mas não demorou nem um dia e ela fez besteira, e teve que procurar outra casa para morar. Bem, essa outra casa, foi a da Luísa, novamente.


  Com uma nova chance, Jajá, teria que pensar muito bem em suas atitudes para agradar seus donos, e principalmente conquistar o pai da Luísa, que não é uma tarefa fácil.

  Enfim, não posso falar muito, porque o livro é curtinho, então vou deixar para você descobrir as aventuras de Jajá, na casa da Luísa, e como vai ser a adaptação dela, amor/ódio da gata Nina, e,  é claro, suas muitas travessuras.

  “Como mencionei acima, eu sou apaixonado por gatos, então adorei a historia, principalmente pelo fato de ela ser narrada em primeira pessoa por Jajá, que nós da uma ótima noção de como os felinos enxergam as coisas, que nem sempre são tão obvias para nós, mas não se preocupe, a autora colocou um ‘manual felino para humanos’, no final do livro”.


2 comentários:

  1. Prezado Gabriel,
    Em primeiro lugar, parabéns pelo seu blog e pelo título "Perdido em livros", que aponta um excelente caminho para as pessoas começaram a tentar se achar - ler! Ao lado de gatos, então, a tarefa fica bem mais suave.
    Em segundo lugar, fiquei muito honrada e feliz com suas observações sobre Jajá! Acho que você entendeu muito bem os conflitos e a luta desta gatinha por um lugar numa casa, e a coragem com que enfrenta Nina.
    Altas recomendações a Clark e Kaleu. Acho que eles têm muita sorte com o dono que escolheram (sim, porque são os felinos que nos escolhem, não é mesmo?)
    Grande abraço, Susana Schild (e miados de agradecimento da Jajá - ok, da Nina também)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana, eu que agradeço, me diverti muito lendo as aventuras de Jajá, espero que tenha novas aventuras dela em breve?
      Ps: como aqui em casa tenho vários animais de estimação, entendo bem o que a Jajá, passou, mas confesso que os meus gatos é que comandam tudo.

      Abraços.

      Excluir

 renata massa