sexta-feira, 6 de setembro de 2019

[Resenha] Radio Silencio - Alice Oseman



Ficha técnica:

Livro: Radio Silencio
Paginas: 448
Ano: 2019
Autora: Alice Oseman
Editora: Rocco
Selo: Rocco Jovens Leitores



"Olá.
Espero que alguém esteja ouvindo.
Estou enviando esse sinal via rádio - muito antiquado, eu sei, mas talvez um dos poucos métodos de comunicação que a City se esqueceu de monitorar -, num pedido sombrio e desesperado de socorro."



Frances tinha toda sua vida planejada, ela sonhava e esperava ir para a universidade de Cambridge após o ensino médio, sendo a aluna nº 1, não é difícil imaginarmos isso, porém, ela é muito mais que a garota “nerd”, okay, talvez nem tanto, ela adora roupas com estampas de filmes/series e secretamente é viciada em um podcast chamado Radio Silencio.

Porém a vida de Frances muda drasticamente quando ela começa a ter contato com o seu vizinho Aled em uma festa, os dois já se conheciam, uma vez que ela era amiga da irmã gêmea dele que desapareceu, mas porque nunca se falaram?

Isso não importa, afinal, os dois são jovens, e acabam trazendo o melhor um do outro, mas até onde iria a obsessão dela com o podcast? Frances é muito viciada e spoiler alert, Aled é o criado do Rádio Silencio, então podemos surtar um pouco? Com toda certeza, os dois acabam ainda mais próximos após essa descoberta, meio que sem querer, mas convenhamos, os dois são perfeitos juntos, ela desenhando fanarts para os programas e, é simplesmente incrível!

Só que aí a Frances que narra o livro solta essa frase: “Esse não é um romance entre ela e o Aled”.


Sério, eu realmente fiquei bem confuso, porque parecia tudo como um lindo romance adolescente, mas não, a autora joga na nossa cara que não podemos confiar em nada, mas porque não seria um romance? Ela não gosta dele? Ele não gosta dela? Ou um/ambos são gays?

Complexo, mas é por aí que a história vai seguindo, iremos descobrindo a sexualidade dos personagens e como eles veem o mundo de diferentes maneiras, mas não de uma maneira pesada, sabe? De um jeito leve que nos faz sentir o que eles sentem, é bem gostoso essa escrita da autora, porém, em alguns momentos as coisas tendem a ficar um pouco tensas/pesadas, mas nada que não aguce ainda mais seu interesse por a história.

Ah preciso falar também sobre os personagens secundários, primeiro sobre Daniel, ele é meio que o rival da Frances na escola, os dois sempre estão se “estranhando” nos corredores, mas a importância dele é imensa e iremos começar a gostar dele conforme descobrimos seu passado, por falar nisso, temos também a irmã do Aled por meio de flashbacks da Frances e ela é uma garota misteriosa e decidida sobre quem é e o que quer, spoiler alert 2, isso pode acabar se tornando uma investigação para descobrir onde ela está/o que aconteceu com ela.

Enfim, o que mais posso falar?

“Essa já é uma das minhas leituras favoritas do ano, me deixou preso por várias madrugadas lendo sem parar querendo descobrir mais e mais sobre Frances e Aled e no final valeu super a pena, a autora tem uma escrita tão gostosa que é praticamente impossível largar o livro, e não é difícil se identificar com algum personagem, e por falar nisso, o livro vai muito mais além da sexualidade deles, podemos ver como a mídia controla nossas vidas e a invasão de privacidade pode ser algo desastroso, não sei se essa seria a palavra certa, mas interfere de uma forma negativa, também temos problemas na família e de confiança, simplesmente leiam, não ião se arrepender.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo