sábado, 7 de março de 2020

[Resenha] As Gatunas - Kirsten Smith


Ficha tecnica: 

Livro: As Gatunas
Paginas:
Ano: 2019
Autora: Kirsten Smith
Editora: Astral Cultural


"Sair com sua bugiganga da loja é a melhor e a pior parte. Você está prestes a se tornar uma golpista brilhante ou mais uma estatística de delinquência juvenil."

Elodie está em uma nova cidade onde está tentando aturar a nova mulher do seu pai que vive tentando fazer todos se adaptarem aos seus hábitos veganos, mas isso nem é o pior dos seus problemas, além de ser um pouco tímida e ter conseguido apenas uma amiga na escola (no clube do anuário), ela acabou sendo pega roubando e está sendo obrigada a ir em um grupo de apoio de cleptomaníacos.

Uma das garotas mais populares da escola com certeza é Thabita, ela é linda, tem o namorado perfeito – embora Brady seja um idiota – e todos querem ser seu amigo dela, mas ela acaba ficando refém da sua “panelinha” – o que a torna tão idiota quanto os outros. A vida dela também tem seus defeitos como o fato do seu pai trair sua mãe constantemente com garotas mais novas e ela fingir que isso não acontece – e, é claro ela tem um certo problema para aliviar a pressão roubando coisas.

Porém se você quer saber quem é encrenca, essa seria Moe. A garota anda com as companhias mais erradas possíveis, vive se metendo em problemas onde um deles a levou para um grupo de apoio para cleptomaníacos e por aqui você já sabe onde as três garotas com vidas completamente diferentes irão se encontrar...

...O fato é, em um grupo como esse você imagina as pessoas procurando reabilitação, não é? Só que não é bem isso que acontece, elas até começam a se falar e se tornar amigas – se não tiver ninguém conhecido observando – e fazer competições para ver quem rouba “a coisa mais cara”.


Essa é basicamente as melhores partes do livro, as competições que elas realizam, porém, sempre fica aquela sensação, estarei impressionando elas? E isso sempre acaba as impulsionando a roubar algo maior e mais arriscado até o momento que as coisas não começam mais a dar certo, ou pelo menos suas vidas duplas colidem.

O que fazer quando isso acontecer?

Isso é basicamente o plot twist da historia, as vidas colidindo e elas tendo que escolher permanecer na mesmice ou se abrir parar serem quem elas são e mais, finalmente ter amigas verdadeiras ao lado, do mais teremos muitos dramas adolescente como jogos, romances, corações partidos, festas e um baile no final.

Ps: como você deve ter percebido, o livro é bem diferente da série, um pouco mais “cru” e sem tantos dramas, as coisas embora complicadas, ainda são bem simples.

Resumindo...

“Essa é uma leitura rápida, a escrita criativa do livro ajuda bastante nisso – embora desnecessária. Como falei acima, o livro tem um grande potencial para ser algo grande, porém se limita aos dramas adolescente e não se aprofunda em algo mais, entende? Na série podemos ver essas possibilidades sendo exploradas e acaba se tornando algo realmente bom, não que o livro aqui seja ruim, ele é bom, só não acabou se equiparando as minhas expectativas – tenham isso em mente.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo